domingo, 9 de maio de 2010

Um exercício com base no texto “Memórias no plural. Biblioteca: lugar de memória”.

1) O que se tornou a memória na construção da sociedade?

A memória é uma capacidade de armazenar, recuperar e buscar informações seja interna(no cérebro), seja externo (biblioteca). Têm vários elementos para compreender o mundo social, além de ser um fenômeno que é construído no encontro de nossas identidades interagindo presente e passado.

2) Como surgem os lugares de memória?

Os lugares de memória vêm na construção dos acontecimentos, dos personagens e dos próprios lugares.

3) Qual a relação entre identidade cultural e memória?

Só existirá identidade cultural se existir memória, pois a memória é um fenômeno construído e sua ligação com a identidade é fundamental. Essa Identidade esta ligada a caracteres próprios e exclusivos onde podemos diferenciar pessoas, animais e outros. A identidade cultural representa passado e tradição. Podemos citar como exemplo a história de um País, cidade ou comunidade.

4) O que é memória coletiva?

É um espaço de construção de pensamentos coletivos com fortes ligações com as identidades. A identidade tanto individual como em grupo que irão construir a memória. É através da memória coletiva que conseguimos também ter acesso aos acontecimentos e as interpretações do passado entre diferentes grupos sociais, Igrejas, Sindicatos, família e outros.

5) Qual o exemplo de memória construída organizadamente?

Seria a memória coletiva, pois através dela conseguimos interagir de forma que essa coletividade passa a ser um instrumento, um objeto de poder.

6) Qual a importância das Instituições para preservação da identidade?

Elas são construtoras de identidades, pois através dessas Instituições que vamos obter não só instruções e lazer, mas também outras informações de luta, de libertação e de progresso social. Um lugar de memória plural e de várias contribuições. Um local de memória coletiva como museus, arquivos e outros que também são construtores de identidades.

7) Qual a importância da Biblioteca como Instituição construtora de identidade?

A Biblioteca é um lugar de memória. É um dos pontos de referência dando sentido a coletividade e formando a sua própria memória junto na construção de identidade.

8) De que forma se apresenta a memória na Biblioteca?

A Biblioteca é um espaço de construção, onde a memória se apresenta de forma artificial e construtora de identidades. A memória se apresenta de duas formas:

a) Espaços físicos como edifícios ou recintos;

b) As coleções públicas ou privadas de livros e documentos que são organizados para estudo, leitura e consulta.


ARARIPE, Fátima Maria Alencar. VASCONCELOS, J.G., MAGALHÃES JUNIOR, A. G. (org). Memórias no plural, In Biblioteca: lugar de memória. Coleção diálogos intempestivos. Fortaleza: LCR, 2001. 138p., p. 71-76

Nenhum comentário:

Postar um comentário